• Escoamento
  • Represa
  • Projecto
  • Água pluvial
  • Queixa

Escoamento da via.

 

Conforme apresenta a imagem, o escoamento da VIA é armazenado em frente das vivendas na VALA situada do lado esquerdo do pavimento da VIA, de forma que, conforme a quantidade da chuva, vai provocar o encharcamento dos terrenos, principalmente no ponto mais baixo onde a Vala forma a represa.

Represa das águas em fevereiro do Ano 2010.

 

O Regulamento Geral das Edificações Urbanas obriga no Art. 53.°, que nenhuma edificação poderá ser construída ou reconstruída em terreno que não seja reconhecidamente salubre ou sujeito previamente às necessárias obras de saneamento.

Situação actual conscientemente em transgressão com o regulamento.

 

,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regulamento Municipal do Serviço de Drenagem de Águas Residuais do Concelho de Leiria

ARTIGO 11.º Prédios não abrangidos pelos sistemas públicos de drenagem de águas residuais

1. Para os prédios situados fora das zonas abrangidas pelos actuais sistemas públicos de drenagem de águas residuais, a entidade gestora fixará as condições em que poderá ser estabelecida a ligação, tendo em consideração os aspectos técnicos e financeiros para a ampliação das redes públicas de colectores.

2. Os colectores executados nos termos deste artigo, quando implantados na via pública, serão propriedade exclusiva da entidade gestora, mesmo no caso da sua instalação ter sido feita a expensas dos interessados.

3. Nos casos referidos nos números anteriores a entidade gestora reserva-se o direito de impor ao interessado o pagamento total ou parcial das respectivas despesas, em função do eventual alargamento do serviço a outros utentes.

 

Projecto / Corte da situação presente.

Inundação das caves com as águas do escoamento da Via Pública

 

 

Água pluvial

 

Água pluvial é a água provinda das chuvas, que é colectada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais e que pode ter tubulações próprias (sendo chamado, neste caso, de sistema separador absoluto, sendo posteriormente lançadas nos cursos de água, lagos, lagoas, baías ou no mar).

As águas pluviais podem ainda juntar-se ao esgoto doméstico na tubulação destinada a este. Neste caso tem-se o chamado sistema unitário de esgotos. 

 

Origem deste comentário: Wikipédia.

 

Queixa á Câmara Municipal de Leiria

Inundação das caves com as águas do escoamento da Via Pública

 

! A Câmara Municipal de Leiria não cedeu qualquer resposta a esta reclamação.!