• Colectores
    acinalados
  • Dimensão
    do tubo

Situação local, após os acabamentos da urbanização.

Burla na insistência do coletores para águas pluviais.

Conforme testemunha o PARECER, trata-se aqui de um excesso das águas do escoamento da via pública, no qual perante a compra dos lotes, foi dada a informação de que esta urbanização também acompanhava o desvio das águas pluviais, e que comprovava nas tampas situadas no passeio. Mais tarde foi reconhecido que o comprador foi enganado, porque estas tampas tinham sido trocadas apenas para aparentemente relevar a insistência de um trabalho que não tinha sido feito, e que a fiscalização da Câmara Municipal de Leiria, concordou e tolerou.

Sinalização da insistência do saneamento na via pública.

Dimensão do canal para o Saneamento de 18 Moradias

Em regras normais (DIN EN 12056-1) ou na NORMA DIN 1986-100 os colectores de escoamento nas “urbanizações” não se devem de apresentar numa inclinação de escoamento que seja superior a 3% e nas descargas de vazamento, não devem de ultrapassar os 50% do diâmetro do canal, para evitar pressão e o retorno nas ligações dos acedentes. Atendendo á NORMA relativa, o canal com DN 200 dj=184mm de diâmetro apresenta a capacidade de vazar 14,2 litros / segundo, com a inclinação de J.1% e h/dj=0,5. (consulte o "PARECER").

Aqui a dimensão actual capacitaria que o canal deve de responsabilizar é de 27,72 litro/sg, relevando assim a uma dimenção die 50% inferior á obrigatória.

Apenas com o vazamento da vala 1,5", já se conclui a capacidade do diâmetro. Só resta saber por onde irão vazar os esgotos das 18 vivendas quando forem habitadas.

Nível actual no fim do ensaio.

Devido á dimensão do canal de esgotos já existente não oferecer a capacidade de escoamento para as 18 moradias deste loteamento, e em caso destas serem concluídas e habitadas, existe o perigo das descargas de retorno que vão neste caso esvaziar para a vala do pluvial se não forem tomadas as medidas necessárias com tempo para que este provisório seja substituído.

vala